sábado, 13 de outubro de 2012


   O CURRÍCULO ESCOLAR é um elemento importante para o planejamento do professor, pois pode organizar os conteúdos e as atividades, contudo ele é um recurso para o educador e não uma lei rígida ou um mandamento a ser seguido.    O currículo é composto por quatro elementos :conteúdos, objetivos, metodologia e avaliação. Sendo que os objetivos são compreendidos como sendo as competências e as capacidades. Os conteúdos como sendo conceitos, procedimentos e atitudes. A metodologia como sendo técnicas, atividades, recursos e organização. A avaliação é vista como controle e reformulação do processo ensino e aprendizagem.    Dentro da instituição são trabalhados a existência de vários níveis de Currículo: formal, real e oculto. Esses níveis servem para fazer a distinção de quanto o aluno aprendeu ou deixou de aprender.   
    
   O CURRÍCULO FORMAL: refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino, é expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo. Este é o que traz prescrita institucionalmente os conjuntos de diretrizes como os Parâmetros Curriculares Nacionais (são diretrizes elaboradas pelo Governo Federal que orientam a educação e são separados por disciplina).  
   O CURRÍCULO OCULTO: é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar. O currículo está oculto por que ele não aparece no planejamento do professor.

                                         

   O CURRÍCULO REAL: é o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.


   A passagem entre o que é, e o que se desejaria que fosse, entre o real e o ideal, a teoria e a prática, determinam o currículo real e sua perspectiva como ciência natural ou crítica.

                              
   Para concluir, o currículo não é um elemento neutro de transmissão do conhecimento social. 
   O conhecimento que o professor tem da realidade e a sua posição em relação ao saber, vão influenciar sua atitude para com o currículo – a favor ou contra a reprodução. Para compreendermos melhor o currículo no processo educacional, faz-se necessário contextualizá-lo, tendo como parâmetro o pensamento pedagógico brasileiro.

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