O CURRÍCULO FORMAL: refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino, é expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo. Este é o que traz prescrita institucionalmente os conjuntos de diretrizes como os Parâmetros Curriculares Nacionais (são diretrizes elaboradas pelo Governo Federal que orientam a educação e são separados por disciplina).
O CURRÍCULO OCULTO: é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar. O currículo está oculto por que ele não aparece no planejamento do professor.
O CURRÍCULO REAL: é o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
A passagem entre o que é, e o que se desejaria que fosse, entre o real e o ideal, a teoria e a prática, determinam o currículo real e sua perspectiva como ciência natural ou crítica.
Para concluir, o currículo não é um elemento neutro de transmissão do conhecimento social.
O conhecimento que o professor tem da realidade e a sua posição em relação ao saber, vão influenciar sua atitude para com o currículo – a favor ou contra a reprodução. Para compreendermos melhor o currículo no processo educacional, faz-se necessário contextualizá-lo, tendo como parâmetro o pensamento pedagógico brasileiro.
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